Dia do Estudante (11/08)

No dia 11 de agosto de 1827, o Imperador D. Pedro I instituiu no Brasil os primeiros cursos de ensino superior nas áreas de Ciências Jurídicas e Ciências Sociais, que até então o acesso ao ensino superior era voltado apenas para as famílias com posses, que tinham de estudar na Europa. Os cursos deram origens às faculdades de Direito de Olinda, em Pernambuco, e Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo. Um século mais tarde, em comemoração pelo início do ensino superior no Brasil, foi dada a ideia de fazer do dia 11 de agosto a data comemorativa para homenagear os estudantes. Após a criação da União Nacional dos Estudos (UNE), dez anos depois, foi reforçada a importância desta data.

Fazendo uso desta data, se vale comentar sobre a nossa realidade frente aos cortes do orçamento. Por estarmos vivendo num cenário atípico e passar por desafios internos e externos perante a pandemia juntamente com os cortes das instituições públicas devido à esse governo ineficiente, devemos ressaltar sempre a importância da educação para a evolução da humanidade e do indivíduo, pois sem este direito básico, a sociedade não muda, e reivindicar as nossas pautas perante à esta precarização nas universidades públicas e deste governo que traz retrocesso ao nosso país.

Leia também!