Vamos Falar de Iniciação Científica? Maycon Souza, 018

Como você definiu um tema? Ele é definido pelo aluno ou por um professor?

Existem diferentes casos. O tema pode ser proposto pelo aluno, pré-definido pelo professor orientador, ou podem ser propostos diferentes temas dos quais o aluno, após estudar um pouco a respeito de cada um, decide sobre qual será o abordado pelo projeto. Me enquadro neste último caso.

Como você abordou o professor ou como se iniciou esse processo?

A abordagem inicial partiu da professora após uma aula da disciplina relacionada ao tema do projeto. A primeiro momento fui motivado a me informar sobre o que era a Iniciação Científica e logo depois fui convidado a submeter um projeto sob sua orientação. Porém, a iniciativa pode vir dos dois lados, caso seja despertado o interesse do aluno existe total liberdade do mesmo levar a proposta e apresentá-la a um professor.

É extremamente necessário já ter avançado muito no curso para ter repertório suficiente para realizar um IC?

Na minha opinião não é extremamente necessário que o aluno esteja avançado no curso para realizar uma IC, entretanto, deve-se ter em mente que dependendo das características do projeto existam algumas ferramentas necessárias para sua realização que o aluno aprende a dominar ao longo do curso, que se não conhecidas podem causar dificuldades no andamento das atividades. Um exemplo que posso citar, no meu caso, é a lógica e linguagem de programação, que aprendi através de matérias do curso e uso constantemente no projeto.

Você obteve contatos com empresas onde pode vir a fazer um estágio futuramente?

A proposta do meu projeto de IC surgiu com base em um problema que uma grande empresa estatal brasileira estava tentando solucionar junto ao Grupo de Pesquisa Operacional do DEP. Apesar de não ter obtido contato direto com funcionários da empresa, pude estudar seu problema e propor minhas próprias soluções. Isto me deu uma breve noção sobre a proporção que problemas reais podem tomar e um pouco mais de maturidade para abordá-los.

Como conciliar IC com graduação? Qual é sua carga horária semanal? Quais são os prazos para entrega de conclusões?

O nível de dificuldade de se conciliar a IC e a graduação varia de acordo com a fase do projeto. No início, dependendo do cronograma que o orientador estabelece, pode ser um pouco mais tranquilo por ser uma fase de pesquisa do tema e primeiros passos. Porém, em fases, por exemplo, de escrita de relatórios, a demanda de horas por semana naturalmente tende a ser maior. Atualmente uso em média 14 horas por semana para me dedicar às atividades da IC.

Leia também!